Minicursos
MINICURSOS - INSCRIÇÕES ABERTAS
Durante a abertura das inscrições do XX EMBM, você poderá garantir sua vaga nos minicursos! Essa é a sua chance de aprimorar seus conhecimentos em uma área específica da Biomedicina, aprofundando suas habilidades com especialistas renomados.
Informações importantes sobre os minicursos: Cada participante poderá escolher um minicurso teórico e um teórico-prático para participar. Além disso, a escolha do minicurso é definitiva, não sendo possível realizar alterações após a inscrição. Assim, explore as opções disponíveis, confira os detalhes de cada minicurso e escolha aquele que mais se alinha aos seus interesses e objetivos de aprendizado.
A inscrição nos minicursos será feita durante a inscrição do evento que irá acontecer no site do Even3, o link segue abaixo.
INSCREVA-SE NOS MINICURSOS
MINICURSOS TEÓRICOS:
UNIVERSO DA TERAPIA CELULAR: PARA ALÉM DAS CÉLULAS CAR-T - POR VICTOR SANTOS
O ministrante Victor (@victorr.gss) é Biomédico pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Realizou Iniciação Científica com bolsa CNPq e Trabalho de Conclusão de Curso no Laboratório de Hematologia e Hemoterapia da UFTM, investigando o potencial citotóxico direto e indireto de um fitoterápico em células neoplásicas hematológicas e em linfócitos saudáveis. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Fármacia pela UNESP (Conceito CAPES 7), no Laboratório de Hematologia Clínica, trabalhando com a modificação de células com CD19-CAR para atuarem contra neoplasias de células B. Atua nos temas de terapia celular, Receptor Antigênico Quimérico (CAR), clonagem molecular e neoplasias hematológicas.
O minicurso irá abordar o processo de manufatura das células CAR-T, desde a etapa de modificação das células do paciente até a infusão para tratamento focado em neoplasias, também. Além disso, como um diferencial, abordará também o que existe na terapia celular para além das células T, com foco em células CAR-NK e CAR-Macrófago.
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES DE BIOQUÍMICA CLÍNICA: ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS - POR DRA. MARIA EMÍLIA
A Dra. Maria Emília (@mariaemiliasms) possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Bioquímica (2008) pelo departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FMRP/USP e pela Case Western Reserve University-Cleveland-OH-USA. Pós-doutorado (2014) na área de metabolismo (Fisiopatologia e Farmacologia Molecular) pelo Joslin Diabetes Center- School of Medicine-Harvard University. Tem experiência na área de Bioquímica Metabólica, Química Fisiológica, Bioquímica Clínica, com ênfase em metabolismo de lipídeos, carboidratos, proteínas e desordens metabólicas. Experiência também em Biologia molecular, cultivo e transfecção de células. É professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na área de Bioquímica Clínica. Sua linha de pesquisa é: Controle e regulação do metabolismo em diversas situações fisiológicas ou patológicas: Ação e Potencial terapêutico de compostos bioativos.
O entendimento dos mais diversos exames laboratoriais é de bastante importância especialmente para pessoas que querem trabalhar na prática com a realização desses exames e mesmo para pessoas que queiram trabalhar com pesquisa e ciência. Neste contexto, o minicurso: “Interpretação de Exames de Bioquímica Clínica: Análise e Discussão de casos” foi pensado para aproximar os aprendizados da bioquímica básica com os aprendizados necessários para compreender, executar e interpretar resultados obtidos nas dosagens de Bioquímica Clínica.
Conteúdo programático será: 1) Relevância dos Exames de Bioquímica Clínica; 2) Controle de Qualidade de amostras biológicas e Exames laboratoriais bioquímicos; 3) Interpretação de exames utilizados para a avaliação do Metabolismo de Carboidratos; 4) Interpretação de exames para avaliação da Função Renal; 5) Interpretação de exames para a avaliação de Função Hepática.
A MODULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL DIRIGIDA PELO EXAME DE SEQUENCIAMENTO GENÉTICO - POR DR. RAFAEL MALAGOLI
O Dr. Rafael (@biomagenetics) possui Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2004), Mestrado em Patologia Geral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Doutorado em Patologia Geral pela UFMG com período sanduíche na University College of London - UK (UCL). Teve um período pós-doutoral na universidade de Hamburgo Eppendorf, Alemanha, para o estudo, identificação e caracterização de células tumorais circulantes. Atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, além de assessor científico e pesquisador FAPESP, CNPq e CAPES. Além disso, é fundador e CEO da Bioma Genetics.
A modulação da microbiota intestinal dirigida pelo exame de sequenciamento genético consiste em uma abordagem personalizada para equilibrar a comunidade de microrganismos presentes no intestino com base na análise do DNA das bactérias ali presentes. A partir do sequenciamento genético, é possível identificar a composição da microbiota, detectar desequilíbrios (disbiose) e correlacionar esses achados com condições de saúde, metabolismo e respostas imunológicas. Durante o minicurso será abordado essas informações e como os profissionais de saúde podem recomendar intervenções específicas, como ajustes na dieta, uso de prebióticos, probióticos e mudanças no estilo de vida, visando otimizar a saúde intestinal e o bem-estar geral do paciente.
RASTROS INVISÍVEIS: EXPLORANDO A TOXICOLOGIA REPRODUTIVA - POR DRA. GLAUCIA SIERVO
A Dra. Glaucia (@glaudelion) possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Patologia Experimental pela mesma universidade. Atualmente, é Professora Adjunta da disciplina de Patologia Geral, lotada no Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É professora orientadora dos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS-UFTM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF-UFTM), ambos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Lidera o grupo de pesquisa em Alterações Reprodutivas e do Desenvolvimento (ReproDevo). É também membro da Associação das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e das Doenças (DOHaD Brasil) e filiada à Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox). Tem experiência em morfofisiologia de testículo e epidídimo, patologia do sistema genital masculino e toxicologia, atuando especificamente sobre os temas: desenvolvimento do sistema genital masculino, toxicologia reprodutiva, alterações espermáticas e de fertilidade, estresse oxidativo e DOHaD.
O minicurso abordará atualidades sobre como substâncias presentes no ambiente, alimentos e produtos de uso diário podem impactar a saúde reprodutiva humana e animal. Serão discutidos os mecanismos pelos quais os compostos tóxicos afetam a fertilidade, o desenvolvimento e a saúde reprodutiva das futuras gerações, além da importância da regulamentação e da conscientização sobre a exposição a agentes tóxicos.
UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPUTACIONAIS PARA AVALIAR A RESPOSTA IMUNE CONTRA VÍRUS - POR PROF. DR. HELIOSWILTON SALES DE CAMPOS
O Prof. Dr. Helioswilton Sales de Campos (@tonsales) possui graduação em Biomedicina e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba, mestrado em Ciências Fisiológicas, com áreas de concentração em Imunologia, Parasitologia e Microbiologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Durante o doutorado realizou estágio “sanduíche” no National Institutes of Health (NIH)/National Cancer Institute (NCI). Sua pesquisa tem por objetivo elucidar mecanismos envolvidos no processo de envelhecimento e de saúde-doença, incluindo aspectos de prognóstico, diagnóstico e as consequências das interações entre microrganismos e hospedeiro, a identificação/desenvolvimento de estratégias terapêuticas de maior efetividade e de vacinas, o envolvimento do eixo intestino-cérebro em diferentes contextos, além do papel da microbiota intestinal nos estados de saúde e doença. Atualmente, é Professor Adjunto da disciplina de Imunologia no Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC) vinculado ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e orientador de Mestrado/Doutorado dos cursos de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro, da Universidade Federal de Goiás - Goiânia. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e do Latin American Mucosal Immunology Group (LAMIG). É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 pelo CNPq (2023-2026). Foi vice-coordenador do curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (2022-2024).
Em seu minicurso, o Doutor abordará a resposta imune a agentes infecciosos, um tema bastante complexo e que demanda o envolvimento de diferentes áreas da ciência. Nesse sentido, o uso de ferramentas computacionais para esclarecer o entendimento e participação de componentes da resposta imune contra estes agentes, incluindo os vírus, é fundamental para ampliar conhecimento específico na relação microrganismo-hospedeiro, fomentando o entendimento dessa interação, o desenvolvimento de vacinas e terapias.
VARIABILIDADE GENÉTICA E SUA RELEVÂNCIA CLÍNICA E FARMACOGENÉTICA - POR DRA. JÉSSICA VIEIRA
A Dra. Jéssica (@jescaferreira) possui doutorado e mestrado em Ciências da Saúde - Imunologia Básica e Aplicada (2021) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua em pesquisa científica desde 2014 na área de Ciências da Saúde, perpassando por áreas de Oncoimunologia, Imunogenética e Farmacogenética. Atualmente, é bióloga pesquisadora pós-doutoral no Grupo de Pesquisa em Genética de Populações e Farmacogenética do Laboratório de Genética Humana da UFTM, trabalhando com análises moleculares do projeto “Farmacogenética do Clopidogrel e ancestralidade no Brasil”.
Para dar o minicurso, a Dra. também contará com a participação do Mestre em ciências da Saúde Caíque Manochio e a Enfermeira Maria Laura Chaves. Juntos eles fazem parte do laboratório de Genética Humana da UFTM e são experientes no assunto.
A variabilidade genética influencia a susceptibilidade a doenças e a resposta a medicamentos, impactando diretamente a prática clínica e a farmacogenética. Diferenças em variantes genéticas podem afetar o metabolismo de fármacos, resultando em variações na eficácia e na toxicidade dos tratamentos. A farmacogenética busca integrar essa variabilidade ao desenvolvimento de terapias personalizadas, otimizando as prescrições médicas. No entanto, grande parte dos testes farmacogenéticos atuais foram desenvolvidos com base em estudos em populações europeias, limitando sua aplicabilidade a outros grupos. O minicurso abordará diferentes aspectos da interface entre variabilidade genética, relevância clínica e farmacogenética, além de explorar como a ancestralidade genômica de alta resolução pode contribuir para uma medicina de precisão mais equitativa e eficaz.
BANCO DE SANGUE E HEMOTERAPIA: PROCESSOS, DESAFIOS E INOVAÇÕES - POR DRA. FERNANDA BERNADELLI
A Dra. Fernanda possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e realizou Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente, ocupa o cargo de Tecnóloga na UFTM. É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM e orienta alunos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e coorienta alunos de doutorado. Participa de três linhas de pesquisa: Segurança Transfusional, Hemoglobinopatias e Imunogenética em doenças onco-hematológicas. Tem experiência nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, Patologia Clínica, Biologia Molecular e Citometria de Fluxo.
Seu minicurso abordará os aspectos laboratoriais envolvidos no processo de coleta, processamento e armazenamento de sangue. Discutirá os métodos de triagem e tipagem sanguínea, assim como a realização de testes para garantir a segurança e compatibilidade das transfusões. Além disso, serão apresentadas inovações, como técnicas avançadas de separação de células sanguíneas e a automação de processos laboratoriais.
PESQUISA CLÍNICA NA PRÁTICA: OPERAÇÕES CLÍNICAS (MONITORIA) E DESAFIOS PROFISSIONAIS - POR BEATRIS FALCÃO
A Biomédica Beatris Falcão Delboni é graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e possui experiência na indústria de pesquisa clínica, atuando como Assistente de Associado de Pesquisa Clínica (ACRA) e Coordenadora de Estudos. Já participou de três ensaios clínicos nas áreas terapêuticas de Oncologia, Cardiologia e Nefrologia, acumulando vivência no planejamento e execução de estudos clínicos.
No minicurso "Pesquisa Clínica na Prática: Operações Clínicas (Monitoria) e Desafios Profissionais", será apresentado o dia a dia do departamento de Operações Clínicas dentro de uma CRO, os desafios profissionais na Monitoria de Pesquisa Clínica e o passo a passo para construir uma carreira de sucesso na área. Para participar, é necessário compreender conceitos básicos de pesquisa clínica. Para melhor aproveitamento, recomenda-se assistir ao Curso Básico de Pesquisa Clínica da Caroline Manzan, disponível neste link: Acesse aqui.
MINICURSOS TEÓRICO-PRÁTICOS
CULTURA DE CÉLULAS APLICADAS À PESQUISA - POR DRA. RÉGIA FUSCO
A Dra. Régia (@regiacaroline) é Biomédica com mestrado e doutorado na área de câncer e tem formação em pesquisa básica e patologia. É professora de patologia geral na Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e pesquisadora no Centro de Pesquisa em Rim (CePRim). Tem experiência em estudos com biomarcadores, alterações moleculares associadas a fatores clínico-patológicos do câncer, morfologia e investigação de alvos terapêuticos in vitro. Também é orientadora na Pós-graduação em Ciências da Saúde PGCS/UFTM e coordena linha de pesquisa de Câncer renal no Centro de Pesquisa em Rim (CepRim-UFTM).
No minicurso, a Doutora abordará os princípios da cultura de células de mamíferos, métodos de cultivo, aplicações da cultura de células. Na parte prática ela mostrará o manuseio básico para manutenção de linhagens celulares.
FUNDAMENTOS DA COLETA SANGUÍNEA: TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS ESSENCIAIS - POR DRA. RAÍSSA BERNARDES
A Dra. Raissa (@raissabsil) é Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, possui Mestrado e Doutorado em Ciências pela UFTM e UFMG, além de capacitação em Vigilância Genômica pela UNA-SUS. Atuou como docente da disciplina de Farmacologia da UFTM e como pesquisadora em Biologia Molecular, com enfoque em genética de agentes infecciosos para estudo de alvos para diagnóstico e tratamento de doenças tropicais. Apresenta publicações em periódicos internacionais, tais como PLoS e JoF e é revisora da Revista da SBMT, na qualidade de especialista em Bioquímica e Biologia Molecular. Foi empregada pública pela rede EBSERH e atuou no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente nos setores de Bioquímica, Imunologia e Hematologia. Atualmente, é biomédica servidora da UFTM e atua como preceptora do Estágio em Análises Clínicas do Curso de Biomedicina.
Este curso teórico-prático aborda os princípios fundamentais da coleta sanguínea, fornecendo conhecimentos essenciais para a realização segura e eficiente do procedimento. Serão explorados temas como anatomia e fisiologia vascular, tipos de amostras biológicas, anticoagulantes e conservantes, além de normas de biossegurança e boas práticas laboratoriais. A parte prática incluirá demonstrações e treinamento de punção venosa, manuseio adequado de materiais e identificação de intercorrências. O curso é voltado para estudantes e profissionais da área da saúde que desejam aprimorar suas habilidades na coleta de sangue.
O CORPO EM MOVIMENTO: EXPLORANDO A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO E DO ESPORTE - POR DR. HUGO KANO
O Dr. Hugo (@hugo.t.kano) é Biomédico formado pela UNESP/Botucatu, possui habilitações em “Docência e Pesquisa: Área de Concentração em Fisiologia Humana” e “Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico”. Atua como Fisiologista do Exercício Físico e do Esporte pelo Comitê Olímpico do Brasil e pela Move2Health. Além disso, é coordenador do Laboratório de Movimento da Move2Health, cientista do Esporte na Move2Science e possui a “HK Assessoria Esportiva” com foco em Bioquímica e Fisiologia do Esporte. É Mestre e Doutor em “Ciências da Saúde: Área de Concentração em Patologia” (FMB/UNESP/Botucatu). Especialista em “Controle Metabólico Esportivo, Nutricional e Fisiopatológico” (FMB/UNESP/Botucatu), “Laboratório em Metabolismo Nutricional e Desportivo” (HC/Botucatu), “Fisiologia do Exercício Aplicada À Prescrição de Treinamento” (Estácio) e “Estatística Aplicada” (FAAP/SP).
Durante o minicurso, o ministrante aprofundará os diversos testes, avaliações e monitoramentos realizados pelo fisiologista, desde suas finalidades, protocolos e interpretação de seus resultados nos mais diferentes contextos, buscando melhor compreensão de sua importância e o momento correto de executá-los. Também mostrará a importância do fisiologista na interação multiprofissional e pluridisciplinar visando fornecer as informações necessárias para promoção da saúde e otimização do desempenho esportivo.
TECNOLOGIA DOS INJETÁVEIS NA BIOMEDICINA ESTÉTICA - POR REINALDO BRUNELLO
Reinaldo (@rei.brunello) é Biomédico pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é Pós-Graduado em Biomedicina Estética, especialista em Estética Avançada e Harmonização Facial e Corporal, possui Residência em Medicina Estética pela Harvard Medical School, é pesquisador na área de Harmonização Facial, possui Mestrado pela FORP - Ribeirão Preto, Expert – Milimetric Pro - Cimed e é coordenador na Jovié Aesthetics Scholl - Grupo kefraya.
Este minicurso sobre bioestimuladores de colágeno tem como objetivo ensinar técnicas e conceitos relacionados ao uso de substâncias que estimulam a produção de colágeno na pele. Durante o minicurso, os participantes aprenderão sobre os diferentes tipos de bioestimuladores (como ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, entre outros), suas indicações, mecanismos de ação, benefícios estéticos e cuidados pós-aplicação. Também serão abordadas as melhores práticas para aplicar esses produtos de forma segura e eficaz, visando melhorar a firmeza e elasticidade da pele, além de reduzir sinais de envelhecimento.
EXPLORANDO O DNA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO MOLECULAR - POR DR. ANDRÉ LUIZ PEDROSA
O Dr. André Luiz (@pedrosa.andreluiz) possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela FMRP-USP. Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da expressão gênica e reparo de DNA em Leishmania spp. e caracterização genética de Trypanosoma cruzi, Trypanosoma rangeli e outros organismos unicelulares.
Em seu minicurso, abordará o estudo dos fundamentos das principais técnicas de análise de ácidos nucleicos e suas aplicações no diagnóstico molecular.
PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ADULTO - POR PAULO CÉSAR CONDELES
O ministrante Paulo César Condeles (@paulo_condeles) é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); possui Residência de Enfermagem em Urgência e Trauma pela UFTM; Especialista em UTI Geral pela faculdade São Marcos; Mestre em Atenção à Saúde (UFTM) e Doutorando em Atenção à Saúde (UFTM). Possui experiência nos setores de Pronto Socorro Adulto, Pronto Socorro Infantil, Pronto Socorro Obstétrico, Hemodinâmica, Unidade de Pronto Atendimento e SAMU. Atualmente, trabalha nas temáticas Simulação Clínica e Infarto Agudo do Miocárdio.
No módulo teórico do minicurso serão abordados os seguintes assuntos: segurança da cena; definição de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros; reconhecimento de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade; uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA) e Primeiros Socorros em situações específicas. No módulo prático serão abordados os seguintes assuntos: reconhecimento de PCR e RCP de alta qualidade, manobra de abertura de vias aéreas, uso do DEA e intervenções de primeiros socorros.
PRÁTICAS PARA O DIAGNÓSTICO DE ENTEROPARASITAS EM AMOSTRAS FECAIS - POR DR. RONALDO RODRIGUES SARMENTO
O ministrante Ronaldo Rodrigues Sarmento (@ronaldorsarmento) é Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) das disciplinas de Parasitologia, Citologia dos cursos técnicos do Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS) e da disciplina de Gestão e Auditoria para o curso de Biomedicina. Também é Professor da Pós-Graduação em Gerontologia do CPT-ETS. É Graduado em Biomedicina pela UNIUBE (2001) na primeira turma de Biomedicina de Minas Gerais, Mestre em Patologia Geral/Patologia Clínica pela UFTM (2008) e Doutor em Gerontologia Biomédica pela PUC-RS (2014). É Especialista em Saúde Coletiva pela UFTM (2002), em Microbiologia Clínica pela UFG (2004), em Citologia Esfoliativa-Anatomia Patológica pela UNIFRAN (2009), em Educação Empreendedora pela PUC/RJ (2017), em Gestão na EJA IFRN (2019) e aperfeiçoamento em Reconhecimento de Saberes e Competências – Re-Saber (2023). Foi sócio de dois Laboratórios em Uberaba-MG. Atualmente, é Vice-coordenador do Curso Técnico em Citopatologia, Representante do CONSUNI da UFPB, Representante da Internacionalização do CPT-ETS da UFPB e coordenador adjunto do programa ENERGIFE. Além disso, atua como delegado de Biomedicina do Estado da Paraíba, Presidente da ABioPB e Membro da Diretoria da ABBIOM no cargo de tesoureiro.
Durante o minicurso, os participantes aprenderão sobre as técnicas parasitológicas e o processamento de amostras fecais, desenvolvendo a habilidade de identificar estruturas parasitológicas em análises macroscópicas e microscópicas.
A VACINOLOGIA REVERSA: DO GENOMA À IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS IMUNOGÊNICAS - POR DR. SIOMAR DE CASTRO SOARES E A BIOMÉDICA MICHELE MIN SAN WU
O Dr. Siomar de Castro Soares (@siomarsoares ) possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2002-2006), Formação complementar em Bioinformática (2007), Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008-2009), Doutorado em Genética pela UFMG (2009-2013) com 1 ano de doutorado “sanduíche” pelo Center for Biotechnology (CeBiTec) da Universität Bielefeld (2011-2012), Doutorado (2015-2019) e Pós-doutorado (2013-2014) em Bioinformática pela UFMG. Atuou como Pesquisador Sênior Bioinformata no Laboratório Oficial Central do Ministério da Pesca e Aquicultura (2014-2015), foi Secretário da regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Genética (2017-2018), Coordenador Substituto do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017-2019), Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UFTM (2019-2022) e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018-2022). Atualmente, é Professor do Magistério Superior da UFTM (desde 2015). Suas áreas de atuação incluem genética molecular, sequenciamento genômico e genômica comparativa de microrganismos, com enfoque em pan-genômica, plasticidade genômica na identificação de ilhas de patogenicidade e fatores de virulência, filogenômica, epidemiologia molecular, vacinologia reversa e desenvolvimento de softwares (linguagens Perl e Java).
Para apresentar o minicurso, contará com a participação de Michele Min San Wu (Graduada em Biomedicina).
Em seu minicurso, abordará a vacinologia reversa, baseada em análise computacional de genomas patogênicos, que permite a identificação de alvos antigênicos sem necessidade de cultivo laboratorial, acelerando o desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas emergentes e resistentes. Além disso, os participantes devem ter cursado a disciplina de Biologia Molecular para se inscrever.
TÉCNICAS DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO: PRÁTICA DE ANDROLOGIA - POR BRUNA GOMES DOS SANTOS
A ministrante Bruna Gomes dos Santos (@brunagomes.embrio) é graduada em Biomedicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com experiência em Pesquisa Clínica e em Reprodução Assistida. Atuou com Iniciação Científica no Laboratório de Embriologia e Diferenciação Celular, do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Possui pós-graduação Lato Sensu na Embriológica de Reprodução Humana Assistida em Laboratório de Fertilização in vitro e pós de Gestão em Qualidade e Segurança para Clínicas de Reprodução Assistida. Atualmente, atua como biomédica embriologista sênior no Centro de Reprodução Humana do Hospital Bruno Born.
Este minicurso abordará algumas etapas da rotina laboratorial de um laboratório de fertilização in vitro, desde a análise seminal até a transferência embrionária. Serão explorados conceitos e aplicações do espermograma, processamento seminal e teste de fragmentação do DNA espermático, fundamentais para a avaliação da qualidade seminal. Além disso, os participantes terão contato prático com a montagem de placas para cultivo embrionário, um processo crítico para o desenvolvimento adequado dos embriões. Por fim, será apresentada a técnica de transferência embrionária, destacando sua importância na otimização das taxas de sucesso na reprodução assistida.
UTILIZAÇÃO DE MODELOS INVERTEBRADOS PARA AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA - POR DR. HUGO FELIX PERINI
O ministrante Hugo Felix Perini (@hugofperini) possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2014), Mestrado em Microbiologia (2017), Doutorado em Microbiologia (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da mesma instituição, Pós-doutorado (2023) pelo programa de pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM (2023-2025). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, lotado no Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM. Atua como colaborador em projetos que avaliam a biocompatibilidade e toxicidade de nanomateriais in vivo e in vitro; caracterização de cepas probióticas e sua ação imunomoduladora, antibacteriana e antiparasitária. Tem experiência na área de micologia médica, nanomateriais e técnicas moleculares, com ênfase em: fatores de virulência, utilização de Galleria mellonella, switching fenotípico e toxicidade de nanomateriais.
A avaliação toxicológica de diferentes compostos envolve, muitas vezes, a necessidade da utilização de modelos animais, o que permite uma melhor compreensão da interação de determinada substância com um modelo complexo. No entanto, a utilização de modelos vertebrados gera altos custos de manutenção e manejo, além de envolver uma série de aspectos éticos. Assim, a utilização de modelos invertebrados alternativos ao uso de animais sencientes pode trazer luz à avaliação da toxicologia de diversos compostos potencialmente aplicáveis ao cotidiano humano. Esses modelos apresentam homologia com o sistema imune inato de mamíferos e podem ser mantidos por uma fração do custo de outros animais. No minicurso, serão abordados aspectos morfológicos, anatômicos e experimentais que permitem a utilização de larvas de Galleria mellonella como modelo experimental para avaliação toxicológica.
NANOCOMPOSTOS: DA PROSPECÇÃO AO ENSAIO DE TOXICIDADE EM MODELOS IN VITRO E IN VIVO - POR MA. ISABELLA FERRATO
Ministrado por Isabella de Oliveira Ferrato de Sousa, biomédica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestre e atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia da mesma instituição. Possui experiência na área de nanocompósitos e seu efeito imunomodulador como estratégia terapêutica contra Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi. Atua no cultivo de linhagens celulares e parasitas, ensaios de viabilidade e infecção de protozoários, além de possuir conhecimento em nanopartículas metálicas e sua interação com células-tronco mesenquimais.
Em seu minicurso, Isabella apresentará os avanços e desafios da nanotecnologia aplicada à saúde, explorando como as nanopartículas podem atuar como agentes terapêuticos ou carreadores de fármacos. Serão discutidas suas propriedades únicas, aplicações biomédicas e os desafios enfrentados na síntese e utilização desses nanomateriais, proporcionando aos participantes uma visão ampla das técnicas e fundamentos da nanotecnologia no contexto biomédico.
TESTES DE COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA ABO-Rh - POR DRA. FERNANDA BERNADELLI
A Profa. Dra. Fernanda Bernadelli De Vito possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e realizou Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente, ocupa o cargo de Tecnóloga na UFTM. É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM e orienta alunos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e coorienta alunos de doutorado. Participa de três linhas de pesquisa: Segurança Transfusional, Hemoglobinopatias e Imunogenética em doenças onco-hematológicas. Tem experiência nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, Patologia Clínica, Biologia Molecular e Citometria de Fluxo.
Para apresentar o minicurso, a Dra. também contará com a participação de Anna Cecília Dias Maciel Carneiro (pós-doutorado) e Lucas Fernandes Ananias (mestre).
Neste minicurso, serão explicados e realizados testes de compatibilidade sanguínea ABO-Rh.
PSICOFÁRMACOS DA TEORIA À EXPERIMENTAÇÃO COM ZEBRAFISH - POR PAULA PINHEIRO E ROBERTA CARNEIRO
A ministrante Paula Pinheiro Teixeira (@paulinhap14) é Mestranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Graduada em Biomedicina pela mesma universidade. Atua no Laboratório de Zebrafish (ZebLab-UFTM) e no Laboratório de Farmacologia, onde desenvolve pesquisas com foco em neuropsicofarmacologia e ecotoxicologia. Recebeu prêmio de melhor apresentação oral no XIX Encontro Mineiro de Biomedicina (2024) e durante a graduação desenvolveu seu TCC no Laboratório de Farmacologia, estudando os efeitos de psicoestimulantes em peixe-zebra. Além disso, desenvolveu uma iniciação científica com bolsa da FAPEMIG, onde pesquisou sobre nanopartículas de ZnOAg contra Candida.
A ministrante Roberta da Silva Carneiro (@roh.s2) é Mestranda em Ciências da Saúde na UFTM e Graduada em Ciências Biológicas pela mesma universidade. Atua no Laboratório de Zebrafish (ZebLab-UFTM) e no Laboratório de Farmacologia, onde desenvolve pesquisas com foco em neuropsicofarmacologia e ecotoxicologia. Recebeu prêmio de menção honrosa na VIII Semana da Biologia (2023) e durante a graduação desenvolveu seu TCC no Laboratório de Genética, estudando a relação de alguns miRNA's e a síndrome dos ovários policísticos. Além disso, desenvolveu uma iniciação científica com bolsa da CAPES com o tema: Síndrome dos ovários policísticos e o miRNA-196-2A: uma análise molecular.
O minicurso contará com a colaboração e organização do Prof. Dr. Matheus Marcon (@matheusmarcon_).
Neste minicurso dinâmico e interativo, os participantes explorarão o fascinante mundo da psicofarmacologia. Nesta jornada, os participantes serão guiados pelo funcionamento do sistema nervoso, os principais transtornos neuropsiquiátricos e o impacto dos psicofármacos na modulação neuronal. Além disso, conheceremos o Zebrafish como modelo experimental na investigação dos efeitos desses fármacos.
PERÍCIA NA PRÁTICA - POR ROBERTA FIDELIS PIMENTA
A Roberta Fidelis Pimenta é Perita Criminal Oficial do Estado de Minas Gerais é graduada em Geologia e possui Pós-Graduação em Ciências Criminais e Perícias e Avaliações em Obras. Sua atuação profissional envolve a análise de vestígios em cenas de crime, com foco na interpretação de evidências para investigações forenses.
Em seu minicurso prático, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a simulação de um local de crime, aprendendo sobre a identificação e análise de manchas de sangue e outros vestígios essenciais para a perícia criminal.
Gostou dos minicursos e quer participar? Não perca a chance e se inscrever.
Confira nosso Instagram para maiores informações.Em caso de dúvidas, estamos disponíveis via direct!
@embiomedicina