Minicursos do XVIIEMBM

As alterações referente ao minicurso  serão realizados durante o evento no dia 13 de maio na secretaria.

Para qualquer dúvida entrar em contato com com a comissão pelo e-mail embm.minicursos@gmail.com.

No segundo dia do evento, dia 14 de maio, iremos disponibilizar os locais e horários de minicurso, com nome dos inscritos e demais informações.

Gostaríamos de lembrar que todos os minicursos teórico práticos ou práticos exigem que o inscrito esteja com a vestimenta adequada (calça, sapato fechado, cabelo preso e sem acessórios), além do uso de jaleco e máscara como medida de proteção individual. 

 

 

1. ​Farmacogenética- Dra. Fernanda Rodrigues Soares

Minicurso teórico.

Horário: 13h às 18h

Pré-requisito: Ter cursado a disciplina de genética.

Resumo: Neste minicurso, serão abordados temos relacionados a: Conceitos de Farmacogenética, Enzimas de Fase I, Fase II, transportadores e suas variantes. Farmacogenético populacional. Interpretação de laudos farmacogenético. Implementação clínica da Farmacogenética.

2. ​Noções e práticas de coleta de sangue venoso​ - Me. Loren Queli Pereira

Minicurso teórico prático.

Horário: 13h30 às 17h

*Desejável ter cursado a disciplina de biossegurança, mas não é obrigatório.

Resumo: O minicurso será constituído de dois módulos, sendo um teórico e outro prático. Durante o módulo teórico será feita uma breve introdução sobre normas de biossegurança em um laboratório, assepsia das mãos, o que é sangue venoso, qual a finalidade e aplicação de se usar sangue para exames, importância da fase pré-analítica e, por último, serão abordados os procedimentos e etapas que envolvem a coleta: sistema a vácuo, sistema aberto (seringa), tubos de coleta e a ordem dos mesmos, posicionamento do paciente e entre outros. No módulo prático será mostrado como é feita a coleta de sangue venoso pelos responsáveis do curso. Posteriormente, os alunos participantes poderão realizar o procedimento e praticar sendo supervisionados e bem acompanhados no momento.

3. ​Criopreservação de ovócitos e embriões​ - Me. Deize de Cássia Antonino

Minicurso teórico prático.

Horário: 9h às 11h50 e das 13h às 17h

Pré-requisitos: Ter cursado as disciplinas de fisiologia da reprodução e embriologia.

Resumo: No minicurso Criopreservação de Ovócitos e Embriões serão abordados os conceitos gerais da fisiologia ovariana e da embriologia, os princípios e os métodos da criopreservação, os materiais e equipamentos necessários e a atual situação da biotécnica (avanços e dificuldades).

4. ​Introdução ao sistema CRISPR/Cas9: Ferramentas e aplicações para utilização em tripanossomatídeos​ - Me. Lays Adrianne Mendonça Trajano Silva

Minicurso teórico prático.

Horário: 9h às 12h e das 12h às 15h.

Pré-requisitos: Ter noção das disciplinas de biologia molecular e parasitologia.

Resumo: Durante o minicurso será abordada a teoria sobre a técnica de CRISPR/Cas9, iniciando na sua descoberta até as suas aplicações. Os alunos terão uma noção de como funciona a técnica, quais os elementos que compõe o sistema, suas variações e aplicações para utilização em Tripanossoma cruzi e Leishmania. Na parte prática será demonstrado: como utilizar o banco de dados de Tripanossomatídeos para busca de sequências, desenho de primers, sgRNA e DNA doador, alinhamentos e amplificação do sgRNA por PCR in silico.

5. ​Análise citopatológica de lesões cérvico-vaginais - Dra. Régia Caroline Peixoto Lira Fusco

Minicurso teórico prático

Horário: 7:30h às 12:30h

Pré-requisitos: Ter cursado as disciplinas de fisiologia, biologia molecular e histologia. 

Resumo: Introdução à Citopatologia: conceitos, histórico e Métodos de Estudo. Origem e tipo de material. Anatomia do trato genital feminino. Citologia Normal. Citopatologia Cérvico-vaginal - Alterações inflamatórias, Agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, protozoários emetazoários. Neoplasias.

6. ​Técnicas inovadoras no diagnóstico de doenças parasitárias - Me. Cristhianne Molinero Andrade Ratkevicius

Minicurso teórico prático.

Horário: 8h às 13h.

*Desejável que tenham cursado a disciplina de imunologia e parasitologia, porém não obrigatório.

Resumo: ​O minicurso será constituído de dois módulos, sendo um teórico e outro prático. Durante o módulo teórico será feita uma breve introdução sobre as doenças,toxoplasmose e leishmaniose e será destacada a importância dessas doenças em saúde pública e as perspectivas de pesquisa na pós-graduação no cenário atual. A última parte do módulo teórico mostrará as principais técnicas utilizadas no diagnóstico dessas doenças e, dentre elas, a análise eletroquímica utilizando-se biossensores. Essa técnica nova e promissora, tem mostrado excelentes resultados e reprodutibilidade, com um custo relativamente mais baixo para sua realização. No módulo prático será mostrado como é feito o diagnóstico através dos biossensores.

7. ​Neurotransmissores atípicos: o sistema endocanabinóide ​- Dr. Maurício dos Santos Pereira

Minicurso teórico.

Horário: 9h às 12h

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: O minicurso “Neurotransmissores atípicos: o sistema endocanabinóide” abordará conceitos clássicos e novos sobre a neurotransmissão típica e atípica, suas similaridades e diferenças; exemplos de neurotransmissres atípicos e seu funcionamento (sistema nitrérgico); introdução ao sistema endocanabinóide, seus neurotransmissores, receptores, funções ao longo do sistema nervoso central e drogas que afetem seu funcionamento.

8. ​Mercado de trabalho além dos concursos: uma oficina prática de busca de empregos​ - Me. Luiza Franco Corá

Minicurso teórico prático.

Horário: 8h às 13h

Pré-requisitos: Estar cursando o último ano ou já ser formado, ter uma conta no Linkedin e levar um CV impresso. 

* Opcional: vestir/levar roupas profissionais para fazer uma foto de perfil 

Resumo: A biomedicina é uma profissão muito versátil que vai muito além da carreira acadêmica e dos concursos públicos. Nesta oficina, os participantes vão aprender a buscar oportunidades que não são tão óbvias pro recém-diplomado. Vamos utilizar nosso tempo aprendendo a gerenciar ferramentas como Linkedin, redação de CV, analisar e simular entrevistas de emprego, bem como entender a importância de promover bons networkings.

9. ​O papel das moscas no contexto da Entomologia Forense​ - Dra. Carina Mara de Souza

Minicurso teórico. 

Horário: 13h às 17h

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: Entomologia Forense é o estudo de insetos e outros artrópodes com a finalidade de aplicar tais informações para auxiliar na resolução de processos criminais. Neste minicurso serão apresentadas as subdivisões desta ciência e as principais aplicações das informações que podem ser extraídas a partir de vestígios entomológicos, com especial enfoque às moscas necrófagas.

10. ​Mesoterapia nas diferentes disfunções estéticas - Me. Mariana Cristina Siqueira

Minicurso teórico prático.

Horário: 9h às 12h

Pré-requisitos: Ter cursado as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia, Bioquímica e Histologia.

Resumo: O minicurso intitulado ''​Mesoterapia nas diferentes disfunções estéticas'' abordará como avaliar uma disfunção estética corporal (gordura, estrias, flacidez) e o tratamento com aplicação de enzimas (mesoterapia).

11. ​Abordagem clínica no tratamento facial​ - Me. Mariana Cristina Siqueira

Minicurso teórico prático.

Horário: 14h às 17h

Pré-requisitos: Ter cursado as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia, Bioquímica e Histologia.

Resumo: O minicurso intitulado ''Abordagem clínica no tratamento facial​'' abordará os temas: anamnese facial, diferenciando os tipos de pele e indicações de tratamento.

12.  ​Atuação do biomédico no banco de sangue​ - Dra. Fernanda Bernadelli De Vito

Minicurso teórico. 

Horário: 9h às 12h

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: Inicialmente será abordado o “ciclo do sangue” em um banco de sangue, tendo como sequência a discussão do papel do profissional biomédico está habilitado a realizar as etapas do processamento do sangue.

13. Circulação Extracorpórea: princípios fundamentais aplicados à cirurgia cardíaca - Es. Jonathan Luiz da Silva Tavares e Me. Bruna Bertolini

Minicurso teórico prático. 

Horário: 7h às 13h

Pré-requisitos: Ter cursado as disciplinas de anatomia e fisiologia. 

Resumo: Neste minicurso serão abordados temas relevantes acerca dos seguintes tópicos: O profissional perfusionista e suas atribuições; Normas brasileiras para o exercício da perfusão; História da circulação extracorpórea (CEC); Fisiologia aplicada à CEC; Mecanismo da CEC; Hands-on.

14. ​Neuroanatomia aplicada aos recursos de imagem​ - Prof. Dr. Leonardo Augusto Lombardi

Minicurso teórico.

Horário: 8h às 11:30h.

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina de anatomia humana. 

Resumo: O minicurso intitulado ''Neuroanatomia aplicada aos recursos de imagem'' abordará o tema da neuroanatomia aplicada aos principais recursos de imagem tais como TC e RNM e suas principais aplicações com enfoque anatômico. 

15. ​Da solicitação medica ao laudo; A rotina de um laboratório clínico hospitalar. - Dr. Djalma Alexandre Alves da Silva e Biomédica Marcela Fernandes da Matta

Minicurso teórico prático

Horário: 8h às 12h.

Pré-requisitos: Não necessário

Resumo: ​O minicurso visa demonstrar de forma teórico pratica o funcionamento de um laboratório hospitalar, desde a solicitação medica de exames laboratoriais, o cadastro destes exames utilizando o sistema ESMERALDA VISUAL, a triagem, centrifugação e separação do material biológico para os devidos setores, realização dos testes, conferencia e liberação dos resultados para consulta do médico assistente.

16. ​Drosophila melanogaster como organismo modelo para o estudo de doenças humanas - ​Dra.Tamiris Sabrina Rodrigues

Minicurso teórico prático. 

Horário: Manhã e tarde. 

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo:​ Nesse minicurso abordaremos a Biologia da mosca Drosophila melanogaster e seu uso como organismo modelo para o estudo de doenças humanas. Além disso, falaremos de ferramentas genéticas que otimizaram o uso dessa mosca na pesquisa científica. Por fim, serão apresentadas metodologias que demonstram a aplicabilidade de D. melanogaster para estudo de doenças humanas, tais como a Doença de Alzheimer e o Câncer.

17. Imunoterapia: Um tratamento promissor - Biomédica Taíssa Nayara Lemos de Abreu

Minicurso teórico prático. 

Horário: 9h às 12h. 

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina de imunologia. 

Resumo: A imunoterapia tem como principal objetivo potencializar a ação do sistema imune para combater infecções e doenças como o câncer. Inclui tratamentos diversos que vão desde estimular o sistema imunológico de maneira geral, até ataques específicos a células tumorais. Em alguns tipos de câncer, a associação da imunoterapia com os métodos tradicionais, têm demonstrado resultados cada vez mais promissores. 

18. ​Biópsia líquida: aplicações e perspectivas​ - Dra. Mariana Bisarro dos Reis

Minicurso teórico. 

Horário: 8h às 12h e 13:30h às 15:30h.

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: O minicurso fornecerá uma visão geral dos diversos aspectos sobre a biópsia líquida, incluindo a discussão sobre ácidos nucleicos circulantes, células tumorais circulantes. No aspecto técnico serão discutidas etapas desde a coleta de matérias, etapas pré-analíticas e técnicas utilizadas para análise.  Além disso, o minicurso fornecerá uma visão sobre estado da arte atual, aplicações na área de diagnóstico, rastreamento, tratamento oncológico e o futuro o uso da biópsia líquida no contexto clínico.

19. ​Desvendando as ômicas e suas aplicações ​- MSc. Thiago de Jesus Sousa

Minicurso teórico prático

Horário: 9h às 12h e 13h às 16h

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: O intuito desse mini-curso é apresentar as bases das ciências ômicas, e explorar conceitos com ênfase em genômica, transcriptômica, proteômica e metagenômica. Além de entender quais são as aplicações dessas ômicas. Na parte prática, iremos abordar o uso da técnica de sequenciamento por amplicon em dados de metagenômica da comunidade bacteriana. 

20. ​Ferramentas de Bioinformática aplicadas à Pangenômica e Vacinologia Reversa - Biomédico Andrei Giacchetto Felice

Minicurso prático. 

Horário: 8h às 13h.

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: Serão abordados os usos de algumas ferramentas desenvolvidas dentro da Bioinformática, as quais são comumente usadas para trabalhos de genômica comparativa, plasticidade genômica e de vacinologia reversa. Exemplo: Gegenees, SplitsTree, Mauve, BRIG, Orthofinder, Vaxign e MHOLline.

21. ​Aspectos moleculares do câncer e sua importância no diagnóstico, imunoterapias e terapia celular - Dr. Thiago Mantello Bianco

Minicurso teórico.

Horário: 10h às 12h.

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: ​O minicurso irá abordar os aspectos moleculares da biologia do câncer, discutir sobre o papel da biologia molecular na medicina personalizada e como o conhecimento dos aspectos moleculares do câncer poder impactar no desenvolvimento de terapias-alvo, imunoterapias e terapias celulares.

22.​ A biomedicina integrativa no tratamento de dores - Me. Silvio de Almeida Jr

Minicurso teórico prático

Horário: 8h às 13h.

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: O minicurso tem a intenção de trazer práticas integrativas e complementares no tratamento de dores agudas e crônicas e a possibilidade de atuação do biomédico enquanto equipe multiprofissional e integrativa. Será discutido na teoria e prática, aplicações não farmacológicas de tratamentos para dor, com utilização de acupuntura, eletroacupuntura, dry needling, ventosaterapia e aromaterapia, além de tratamentos a partir de produtos naturais. A realização das práticas ocorrerá com os alunos em comum acordo.

23.​ A citometria de fluxo como ferramenta diagnóstica e de pesquisa: ​noções básicas ​- Me. Luísa Menezes Silva

Minicurso teórico prático

Horário: 9h às 14h.

Pré-requisitos: Não necessário.

Resumo: A citometria de fluxo é uma ferramenta importante para diagnóstico de doenças hematológicas e também na pesquisa científica. Neste minicurso, serão abordadas noções básicas dessa técnica e como ela pode ser utilizada nas diferentes áreas de atuação do biomédico.